Como planejar a educação do meu filho na prática?

Planejamento Financeiro Básico
É preciso estabelecer um plano de investimentos de longo prazo levando em conta o impacto da inflação nos investimentos e nos custos do ensino no futuro.
Lucas Cortezzi
28/12/2022
Stack

Entrevista com a mamãe e o papai - apresentação dos cálculos.

Como resultado da entrevista, foram definidos alguns pontos de partida para a organização financeira de Lucia e Pedro, também realizamos algumas projeções que buscam atender as expectativas do casal e as necessidades do ensino das crianças.

Os dados demonstrados a seguir foram explicados de forma mais detalhada ao casal, porém os apresentamos aqui de forma resumida para que os leitores compreendam como é um planejamento financeiro.

Apenas para relembrar: Lucia e Pedro são trabalhadores CLT e possuem uma renda familiar total de, aproximadamente, R$ 3.800,00. Segundo o planejamento de Pedro, ele entende que com corte de gastos desnecessários eles conseguirão guardar cerca de R$ 300,00 por mês, pouco menos de 10% de toda renda que recebem.

Inicialmente cotamos a mensalidade de um aluno em uma instituição de ensino particular da região e obtivemos o valor de R$ 1.000,00 (setembro/2022, interior do Estado de São Paulo).

Após descobrirmos o preço desse serviço hoje, é necessário descobrir quanto poderá custar o Ensino Médio para um jovem no futuro. Aplicamos a Inflação Média Anual (Fonte: IBGE) pelo período e esse foi nosso resultado para o custo da mesma mensalidade na mesma instituição de ensino:

AnoCusto ensino médio (Anual)
2037R$ 28.154,28
2038R$ 29.801,28
2039R$ 31.544,64
Custo total do ensinoR$ 89.500,20

Apesar de se assustarem com o valor, é necessário explicar que por se tratar de longo prazo há alta incidência da inflação no cálculo.

O cálculo de Juros Compostos funciona para ambos os lados, tanto para inflação quanto para o investidor, e pensando nisso devemos tentar sempre vencer a inflação com nossos investimentos.

Para o caso específico de Lucia e Pedro trabalhamos com um valor inicial mensal de R$ 150,00 de aporte, por criança.

Buscando um resultado superior ao da Inflação, sugerimos que eles passem a investir em produtos financeiros que garantam rentabilidade líquida de IPCA+4% para todo o período, bem como sugerimos que a cada ano eles aumentem o valor de investimento na mesma proporção em que a inflação avança.

Também vale lembrar que no caso deles, como há uma proximidade com o desenquadramento da isenção do recolhimento do Imposto de Renda anual, é mais interessante sempre investirem em produtos financeiros isentos de IR, tais como LCIs e LCAs.

Com base nessas orientações obtivemos o seguinte cálculo:

Aporte mensal de cada anoPatrimônio anual acumuladoPeríodo (Anos)
R$ 150,00R$ 2.127,301
R$ 164,78R$ 4.464,142
R$ 181,01R$ 7.031,163
R$ 198,83R$ 9.851,034
R$ 218,42R$ 12.948,655
R$ 239,93R$ 16.351,396
R$ 239,93R$ 16.351,396
R$ 263,57R$ 20.089,317
R$ 289,53R$ 24.195,408
R$ 318,05R$ 28.705,959
R$ 349,37R$ 33.660,7910
R$ 383,79R$ 39.103,6711
R$ 421,59R$ 45.082,6912
R$ 463,12R$ 51.650,6313
R$ 508,74R$ 58.865,5214
R$ 558,85R$ 66.791,0715
R$ 613,89R$ 47.343,0116
R$ 674,36R$ 27.105,5117
R$ 740,79R$ 6.066,6918

Como podemos ver na projeção, o patrimônio acumulado ao final de 15 (quinze) anos será de R$ 66.791,07. A partir do 16º ano, a família passa a consumir o patrimônio acumulado com o ensino da criança ao mesmo tempo em que mantêm os investimentos.

Ao final do 3º ano de ensino médio, a expectativa é que restem cerca de R$ 6.000,00, que possivelmente serão utilizados durante o período do curso em despesas não programadas.

Conclusão!

Apesar de um início lento, com o passar dos anos os valores guardados para um fim específico se tornam mais expressivos e, com base no planejamento, serão suficientes para que consigam pagar as despesas de um ensino médio particular.

Como mencionamos no artigo inicial, o mais importante é persistência e foco, pois o período é muito longo e ao que parece nossos esforços resultarão em nada.

Também mencionamos anteriormente que mesmo que imprevistos aconteçam, a pessoa que se planeja e todos os meses faz seu melhor para dar uma melhor condição para seu “eu do futuro” estará mais preparada que aquele que simplesmente acha que tudo é perda de tempo e zomba da capacidade de geração de riqueza do investimento.

Quer relembrar a parte 1? Veja os apontamentos identificados na entrevista!

Quer fazer um Planejamento Financeiro conosco? Deixe nos comentários!

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Como resultado da entrevista, foram definidos alguns pontos de partida para a organização financeira de Lucia e Pedro, também realizamos algumas projeções que buscam atender as expectativas do casal e as necessidades do ensino das crianças.

Os dados demonstrados a seguir foram explicados de forma mais detalhada ao casal, porém os apresentamos aqui de forma resumida para que os leitores compreendam como é um planejamento financeiro.

Apenas para relembrar: Lucia e Pedro são trabalhadores CLT e possuem uma renda familiar total de, aproximadamente, R$ 3.800,00. Segundo o planejamento de Pedro, ele entende que com corte de gastos desnecessários eles conseguirão guardar cerca de R$ 300,00 por mês, pouco menos de 10% de toda renda que recebem.

Inicialmente cotamos a mensalidade de um aluno em uma instituição de ensino particular da região e obtivemos o valor de R$ 1.000,00 (setembro/2022, interior do Estado de São Paulo).

Após descobrirmos o preço desse serviço hoje, é necessário descobrir quanto poderá custar o Ensino Médio para um jovem no futuro. Aplicamos a Inflação Média Anual (Fonte: IBGE) pelo período e esse foi nosso resultado para o custo da mesma mensalidade na mesma instituição de ensino:

AnoCusto ensino médio (Anual)
2037R$ 28.154,28
2038R$ 29.801,28
2039R$ 31.544,64
Custo total do ensinoR$ 89.500,20

Apesar de se assustarem com o valor, é necessário explicar que por se tratar de longo prazo há alta incidência da inflação no cálculo.

O cálculo de Juros Compostos funciona para ambos os lados, tanto para inflação quanto para o investidor, e pensando nisso devemos tentar sempre vencer a inflação com nossos investimentos.

Para o caso específico de Lucia e Pedro trabalhamos com um valor inicial mensal de R$ 150,00 de aporte, por criança.

Buscando um resultado superior ao da Inflação, sugerimos que eles passem a investir em produtos financeiros que garantam rentabilidade líquida de IPCA+4% para todo o período, bem como sugerimos que a cada ano eles aumentem o valor de investimento na mesma proporção em que a inflação avança.

Também vale lembrar que no caso deles, como há uma proximidade com o desenquadramento da isenção do recolhimento do Imposto de Renda anual, é mais interessante sempre investirem em produtos financeiros isentos de IR, tais como LCIs e LCAs.

Com base nessas orientações obtivemos o seguinte cálculo:

Aporte mensal de cada anoPatrimônio anual acumuladoPeríodo (Anos)
R$ 150,00R$ 2.127,301
R$ 164,78R$ 4.464,142
R$ 181,01R$ 7.031,163
R$ 198,83R$ 9.851,034
R$ 218,42R$ 12.948,655
R$ 239,93R$ 16.351,396
R$ 239,93R$ 16.351,396
R$ 263,57R$ 20.089,317
R$ 289,53R$ 24.195,408
R$ 318,05R$ 28.705,959
R$ 349,37R$ 33.660,7910
R$ 383,79R$ 39.103,6711
R$ 421,59R$ 45.082,6912
R$ 463,12R$ 51.650,6313
R$ 508,74R$ 58.865,5214
R$ 558,85R$ 66.791,0715
R$ 613,89R$ 47.343,0116
R$ 674,36R$ 27.105,5117
R$ 740,79R$ 6.066,6918

Como podemos ver na projeção, o patrimônio acumulado ao final de 15 (quinze) anos será de R$ 66.791,07. A partir do 16º ano, a família passa a consumir o patrimônio acumulado com o ensino da criança ao mesmo tempo em que mantêm os investimentos.

Ao final do 3º ano de ensino médio, a expectativa é que restem cerca de R$ 6.000,00, que possivelmente serão utilizados durante o período do curso em despesas não programadas.

Conclusão!

Apesar de um início lento, com o passar dos anos os valores guardados para um fim específico se tornam mais expressivos e, com base no planejamento, serão suficientes para que consigam pagar as despesas de um ensino médio particular.

Como mencionamos no artigo inicial, o mais importante é persistência e foco, pois o período é muito longo e ao que parece nossos esforços resultarão em nada.

Também mencionamos anteriormente que mesmo que imprevistos aconteçam, a pessoa que se planeja e todos os meses faz seu melhor para dar uma melhor condição para seu “eu do futuro” estará mais preparada que aquele que simplesmente acha que tudo é perda de tempo e zomba da capacidade de geração de riqueza do investimento.

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Como resultado da entrevista, foram definidos alguns pontos de partida para a organização financeira de Lucia e Pedro, também realizamos algumas projeções que buscam atender as expectativas do casal e as necessidades do ensino das crianças.

Os dados demonstrados a seguir foram explicados de forma mais detalhada ao casal, porém os apresentamos aqui de forma resumida para que os leitores compreendam como é um planejamento financeiro.

Apenas para relembrar: Lucia e Pedro são trabalhadores CLT e possuem uma renda familiar total de, aproximadamente, R$ 3.800,00. Segundo o planejamento de Pedro, ele entende que com corte de gastos desnecessários eles conseguirão guardar cerca de R$ 300,00 por mês, pouco menos de 10% de toda renda que recebem.

Inicialmente cotamos a mensalidade de um aluno em uma instituição de ensino particular da região e obtivemos o valor de R$ 1.000,00 (setembro/2022, interior do Estado de São Paulo).

Após descobrirmos o preço desse serviço hoje, é necessário descobrir quanto poderá custar o Ensino Médio para um jovem no futuro. Aplicamos a Inflação Média Anual (Fonte: IBGE) pelo período e esse foi nosso resultado para o custo da mesma mensalidade na mesma instituição de ensino:

AnoCusto ensino médio (Anual)
2037R$ 28.154,28
2038R$ 29.801,28
2039R$ 31.544,64
Custo total do ensinoR$ 89.500,20

Apesar de se assustarem com o valor, é necessário explicar que por se tratar de longo prazo há alta incidência da inflação no cálculo.

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Para o caso específico de Lucia e Pedro trabalhamos com um valor inicial mensal de R$ 150,00 de aporte, por criança.

Buscando um resultado superior ao da Inflação, sugerimos que eles passem a investir em produtos financeiros que garantam rentabilidade líquida de IPCA+4% para todo o período, bem como sugerimos que a cada ano eles aumentem o valor de investimento na mesma proporção em que a inflação avança.

Também vale lembrar que no caso deles, como há uma proximidade com o desenquadramento da isenção do recolhimento do Imposto de Renda anual, é mais interessante sempre investirem em produtos financeiros isentos de IR, tais como LCIs e LCAs.

Com base nessas orientações obtivemos o seguinte cálculo:

Aporte mensal de cada anoPatrimônio anual acumuladoPeríodo (Anos)
R$ 150,00R$ 2.127,301
R$ 164,78R$ 4.464,142
R$ 181,01R$ 7.031,163
R$ 198,83R$ 9.851,034
R$ 218,42R$ 12.948,655
R$ 239,93R$ 16.351,396
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R$ 263,57R$ 20.089,317
R$ 289,53R$ 24.195,408
R$ 318,05R$ 28.705,959
R$ 349,37R$ 33.660,7910
R$ 383,79R$ 39.103,6711
R$ 421,59R$ 45.082,6912
R$ 463,12R$ 51.650,6313
R$ 508,74R$ 58.865,5214
R$ 558,85R$ 66.791,0715
R$ 613,89R$ 47.343,0116
R$ 674,36R$ 27.105,5117
R$ 740,79R$ 6.066,6918

Como podemos ver na projeção, o patrimônio acumulado ao final de 15 (quinze) anos será de R$ 66.791,07. A partir do 16º ano, a família passa a consumir o patrimônio acumulado com o ensino da criança ao mesmo tempo em que mantêm os investimentos.

Ao final do 3º ano de ensino médio, a expectativa é que restem cerca de R$ 6.000,00, que possivelmente serão utilizados durante o período do curso em despesas não programadas.

Conclusão!

Apesar de um início lento, com o passar dos anos os valores guardados para um fim específico se tornam mais expressivos e, com base no planejamento, serão suficientes para que consigam pagar as despesas de um ensino médio particular.

Como mencionamos no artigo inicial, o mais importante é persistência e foco, pois o período é muito longo e ao que parece nossos esforços resultarão em nada.

Também mencionamos anteriormente que mesmo que imprevistos aconteçam, a pessoa que se planeja e todos os meses faz seu melhor para dar uma melhor condição para seu “eu do futuro” estará mais preparada que aquele que simplesmente acha que tudo é perda de tempo e zomba da capacidade de geração de riqueza do investimento.

Quer relembrar a parte 1? Veja os apontamentos identificados na entrevista!

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